domingo, 5 de setembro de 2010




Depois de alguns anos de relacionamento, a sensação de euforia, coração palpitante e frio na barriga passam. O sentimento vira algo menos fogoso e mais grandioso. Há quem fique na dúvida se a nova sensação é o amor – ou uma relação apenas confortável. Por outro lado, há casais que estão juntos há muito tempo e, sem tanta paixão, ficaram mais leves! Caio e Luciana estão neste time.

“O peso das coisas muda. A gente já não precisa dizer “te amo” a toda hora. A escala é outra, sabe?”, diz Luciana. Há 12 anos juntos, Caio concorda e sabe que, com o tempo, momentos que poderiam parecer banais para apaixonados – jogar gamão e tomar vinho, no caso dos dois – tornam-se fundamentais para reciclar o amor.
“Estes dias comprei uns elásticos para o cabelo da Lu. Ela ficou tão feliz! Não sei se é porque ela sempre perde seus prendedores ou se gostou de ver que eu presto atenção nesse detalhe...”, diverte-se ele.

Mas e aquela paixão toda, para onde vai? Helen Fisher (http://www.helenfisher.com), antropóloga americana que, há 30 anos, estuda o comportamento de casais, diz que os hormônios diretamente relacionados ao desejo têm concentração máxima no corpo dos apaixonados por cerca de dois anos. Após este período, ele daria lugar à ocitocina, responsável por sentimentos mais duradouros, como o amor.

Não é o que acontece com Carla e Bruno. Juntos há 10 anos, eles garantem que a paixão aumenta de acordo com o tempo. “Quando vejo a Carla tenho o mesmo sentimento de quando a conheci”, diz Bruno. Carla desafia: “para mim, o amor fica mais excitante à medida que você conhece a pessoa.” A receitinha deles é não deixar de lado os esforços dos apaixonados: reservar tempo para viajar, cozinhar para o outro e sair juntos para um drinque são atividades cotidianas.

Para quem prefere dados científicos, aí vai mais um: através da análise de reações químicas desencadeadas pelas fotos dos parceiros, pesquisadores da Universidade Stony Brook, em Nova York, comprovaram que casais juntos há 20 anos podem ter paixões tão intensas quanto a de casais recém-formados!
Você acha que é possível se apaixonar todo dia pela mesma pessoa? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário